Obras de ampliação da térmica quadruplicará capacidade de geração de energia
As obras de ampliação das Termelétricas Prosperidade II, III e IV situadas em Camaçari-BA estão avançando, e no mês de maio foi dado mais um importante passo com a chegada do último motogerador de um total de 11. Quando estiverem em plena operação, ampliará a capacidade de geração de energia da térmica, passando dos atuais 28 MWh para 132 MWh.
O acordo para aquisição dos motores foi realizado em abril 2021 e foram fabricados pela Hyundai. Cada equipamento pesa cerca de 160 toneladas e tem potencial de geração de energia de 9,63 MWh.
À medida que os motores chegaram na obra, foram descarregados através do sistema de macaqueamento e já instalados em sua posição definitiva. Com a chegada do 11° motor, foi possível fazer a liberação de todos os equipamentos e avançar com as atividades de conexão. Cerca de 70% dessas conexões mecânicas foram realizadas, representando um marco no avanço das atividades de construção das usinas térmicas (UTEs).
A termelétrica será totalmente abastecida por gás natural produzido em poços próprios provenientes dos campos de Cardeal do Nordeste, Cardeal do Nordeste Leste e Cardeal Amarelo. Além deles, uma Subestação 230 KvA, bem como uma linha de transmissão de 25 km para entrega desta energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que fica anexa ao polo petroquímico de Camaçari, na Bahia.
Assim, o gás produzido receberá um tratamento básico de filtragem e separação de líquidos em um HUB para então ser injetado no Gasoduto da Bahia Gás já existente, conectando ao duto que abastece as térmicas.
O início dos testes com carga já está programado. Na Prosperidade III, a previsão é começar até o fim de novembro 2022 e das outras serão conectados na sequência para a partida das UTEs.