Retornamos as ações do Cultivando uma Nova Consciência
É com alegria e gratidão que a empresa retorna com o Cultivando, após um período com a ação suspensa devido à pandemia. Para marcar a abertura do programa, foi realizado neste mês, em três aldeias de Aracruz-ES, um bate-papo com as comunidades orientando as famílias quanto à realização da ação.
O momento foi marcado com uma palestra do Engenheiro Florestal, Sinval dos Santos Marques, sobre os cuidados para obter sucesso no cultivo orgânico, orientando para a preparação da área e manejo das hortaliças, com dicas para o combate de possíveis pragas.
“Para mim ministrar a palestra para o Programa foi o início da realização de um sonho, uma vez que compartilhei conhecimentos e ao mesmo tempo aprendi com todos presentes. E ao ver o quanto as pessoas, maioria mulheres variando idades de 20 a mais de 85 anos, que querem se dedicar ao programa. Agradeço o convite por compartilhar com o próximo conhecimentos e experiências que vão além de ter uma horta orgânica“, conta Sinval dos Santos Marques, Engenheiro Florestal e Mestre em Produção Vegetal.
Ainda teve a participação da nutricionista Tania Pereira, que apresentou um pouco sobre a importância dos alimentos saudáveis na mesa para a saúde alimentar da família.
Como funciona o programa?
Conscientizar as pessoas para viverem uma nova realidade. Esse é o foco do Programa Cultivando uma Nova Consciência que beneficia famílias com a implantação da horta e acompanhamento do plantio das hortaliças. As famílias atendidas recebem os insumos e orientações para desenvolverem a horta, apoiando na conscientização ambiental e numa alimentação mais saudável, além de contribuir com a geração de renda extra.
O programa acontece ao longo de nove meses, período em que as famílias são acompanhadas pela nossa equipe do Nova Consciência. A ação acontece desde 2004, contemplando famílias e Aracruz e Linhares-ES. Ao final de cada mês, a partir da dedicação e do cuidado com a horta, a família recebe uma cesta de alimentos correspondente ao tamanho da família.
“É muito bom vim aqui nos explicar como devemos fazer para cuidar das nossas plantações, desde o contato das meninas, e todas essas informações, agradeço muito. Agradeço por estar próximo!”
Dona Helena Pereira Coutinho – Aldeia Caieiras Velha